Há alguns dias atrás apareceu aqui a Fun Cup na Europa com os fusquinhas fazendo bonito, e o Rui mostrou em seu blog o belo protótipo que estão desenvolvendo de Fusca de corrida aqui no Brasil. Me lembrei então desse protótipo estranho com uma carroceria inspirada no Fusca que o Joel mostrou em seu blog em meados do ano passado, e não tinha bem certeza do que seria.
Pois bem, dei uma pesquisada e descobri um pouco da história do carro. É conhecido como
VW Chevrolet Beetle Super Saloon e foi construído por Mick Hill (um construtor amador britânico) em 1976, para disputar corridas nas classes de Special Saloons acima de 2500cc e Super Saloons. O motor era um Chevrolet V8 5.0L capaz de levar a máquina a 241Km/h em uma reta longa, e o chassi era baseado no Formula 5000. O carro branco #42 abaixo é o modelo original que correu em 76 e 77, depois foi vendido para Doug Niven que pintou de azul e correu em 78, 79 e 80 juntamente com Jeff Wilson, vencendo corridas e estabelecendo recordes de velocidade.
Encontraram o carro no fim de 2008 abandonado em um celeiro, e então ele foi devidamente restaurado e pintado de branco em homenagem a cor original. As fotos desse #121 são no Goodwood Festival of Speed do ano passado, quando o carro foi re-apresentado ao público. O visual diferente desse besouro causa muita controvérsia, e muita gente acha feio, mas eu acho maneiro, principalmente a versão azul com rodas douradas.
*Atualizado
Encontrei essa versão vermelha que disputou o campeonato em 1982 pilotada por Jeff Wilson. Ficou bonito nessa cor também.
Largada da época com outros belos carros Super Saloon.
Modelo de 1982.
eu gostei...
ResponderExcluirÓtimo post!E assim conhecemos melhor o grande fusca.
ResponderExcluirrsrsrs
ResponderExcluirNa minha humilde opinião: é uma das maiores trapizombas que já vi. E ajá muitas. Mas, como falei, na minha opinião.
Olhando de frente, até que ele não é esquisito, mas de lado...
O que vale é a história.
Abraços amigo
Leandro Castro
Com esse capô alongado, ele lembra vagamente o irmão mais rico (911)
ResponderExcluirOs engenheiros fizeram mágica para enfiar um V8 ali dentro...
Fala Tohmé, pois é , eu também, apesar de a primeira vista ser estranho.
ResponderExcluirAbraço.
--------------------------------
Fala Joel, valeu cara, a intenção era de mostrar mais um pouco da história desse carro mesmo.
Abraço.
-------------------------------
Fala Leandro, pô, nem é tão feio assim, rsrs. Mas é isso aí, cada um acha uma coisa, e o legal é termos opiniões diferentes mesmo, mas trapizonga é sacanagem, rsrsrs.
Abraço.
-------------------------------
Fala Volney, verdade, vagamente, mas lembra mesmo.
Se não me engano, o motor fica atrás do piloto, meio que no meio, então conseguiram encaixar por ali, só que devia ser uma barulheira danada dentro do carro, rsrs.
Abraço.